Ao participar de um processo seletivo para a tão esperada ou desejada vaga de emprego você pode ser surpreendido com essa solicitação: “Cite um problema que você resolveu em empregos anteriores e como agiu para solucioná-lo.”
O que o entrevistador pretende ao te pedir isso é avaliar como seu processo de raciocínio funciona e o quanto é você proativo.
Ele também quer entender seu grau de comprometimento em gerar valor para a empresa na função que exerce.
Quando essa oportunidade aparece seja claro, breve e dê preferência a algum problema que você resolveu cujos resultados foram importantes e quantificáveis.
Para estar em condições de responder bem à essa solicitação você pode falar do que fez usando a Metodologia STAR.
A Metodologia STAR representa:
S = Situação;
T = Tarefa;
A = Ação;
R = Resultado.
Para ver mais sobre a Metodologia STAR acesse o link abaixo e leia um artigo completo em nosso site sobre o tema:
Vamos elaborar logo abaixo um exemplo hipotético de resposta para te inspirar a construir a sua para a próxima entrevista de emprego que participar.
Cenário hipotético de resposta usando a Metodologia STAR para a função de Controlador de Estoque de uma empresa de varejo de confecções.
Você:
“É uma ótima solicitação, que vai me permitir ilustrar como a gestão proativa de estoque pode gerar resultados excelentes para a empresa.
Como Controlador de Estoque na [nome da loja – exemplo: “Gênesis Moda & Estilo”], deparei-me com um desafio que exigiu uma ação estratégica e rápida:”
SITUAÇÃO:
A loja enfrentava um problema com o volume de estoque parado e crescente. Identifiquei, através dos relatórios de inventário, que tínhamos uma quantidade significativa de itens – especialmente de coleções passadas, peças com numerações pontuais ou cores menos vendáveis – que estavam há mais de 90 dias sem qualquer movimentação de vendas.
Isso não só ocupava um espaço valioso em nosso depósito e na própria área de vendas, mas representava também um capital de giro parado e um risco crescente de prejuízos por conta de danos e modelos fora de tendência, principalmente no setor da moda que é muito dinâmico.
Essa parcela de estoque sem giro estava impactando diretamente na capacidade de compra de novas coleções e claro na rentabilidade da empresa.”
TAREFA:
“Fui encarregado de uma tarefa urgente: desenvolver e implementar uma estratégia eficiente que reduzisse de modo radical o número de itens parados há mais de 90 dias, com o objetivo de liberar capital de giro e espaço físico, tanto na loja como no depósito.
Minha missão era diminuir esse estoque em, no mínimo, 35% no trimestre corrente, com o mínimo de perdas possível e melhorando a rotatividade geral dos produtos da loja.”
AÇÃO:
“Para atingir esse objetivo, coloquei em prática uma série de ações proativas executadas em conjunto com outros membros da equipe.
Primeiramente:
Realizei uma análise detalhada dos relatórios de estoque para mapear exatamente os itens que estavam parados, suas respectivas quantidades, datas de entrada, histórico de vendas e datas das últimas vendas realizadas.
Em seguida:
Acompanhamento e Análise das causas:
Elaborei a classificação dos itens parados por categoria, estação e potencial de vendas, procurando compreender a raiz do problema e encontrar as possíveis causas (como por exemplo: compra excessiva, mudança de tendência ou falha na promoção dos itens).
Planos de Ação Propostos:
Desenvolvi um plano diversificado para cada segmento de produto, sugerindo à gerência e à equipe de vendas estratégias variadas para solucionar a situação.
Promoções Estratégicas:
Trabalhei em cooperação com a equipe de marketing e vendas para criar promoções segmentadas e eventos focados de queima de estoque para esses itens.
Sugeri campanhas de “vendas relâmpago” em períodos pré-determinados, combos de produtos (compre X e leve Y com desconto) e campanhas de “outlet” internas e online.
Reorganização do Visual Merchandising:
Trabalhei com os responsáveis por organizar e expor os produtos de forma a atrair a atenção dos consumidores, influenciar a decisão de compra e aumentar as vendas, transformando o local em um espaço mais atraente e convidativo.
Feedback para o Departamento de Compras:
Implementei um processo de feedback contínuo para a equipe do Departamento de Compras e Planejamento, compartilhando insights sobre os itens com giro lento e vendas baixas, a fim de evitar futuras compras excessivas e fora de sintonia com a demanda.”
RESULTADO:
“As ações que implementei geraram resultados muito positivos e quantificáveis.
Conseguimos reduzir o volume de estoque sem giro há mais de 90 dias em 55% dentro do prazo que era o trimestre corrente, superando de modo significativo a meta inicial de 35%.
Isso resultou em um aumento de 30% no capital de giro que estava parado nesses produtos e proporcionou uma liberação de 15% de espaço do estoque e área de vendas. Esses resultados permitiram a melhor organização e a entrada de novas coleções.
Além dos impactos financeiro e operacional, a loja passou a ter um Fluxo de Caixa mais sustentável e maior capacidade de acompanhar as novas tendências de mercado, aumentando ainda o nível de satisfação dos clientes através da introdução de mais novidades em nosso mix.
Essa experiência ampliou minha capacidade de transformar desafios em oportunidades de gerar melhor desempenho e maior valor para a empresa.”
Algumas dicas importantes:
Autenticidade:
Pense em um problema real que você vivenciou e adapte a estrutura acima.
Mesmo que os números sejam estimativas, eles precisam ser razoáveis e demonstrar impacto autêntico mostrando como você lida com os desafios do dia a dia.
Terminologia:
Use termos específicos da área em que você atuou para demonstrar familiaridade.
Ações Concretas:
No item “Ação”, seja o mais específico possível sobre o que você fez.
Conexão com Valor:
Sempre ligue os resultados aos benefícios para a empresa, seja na área financeira, operacional ou estratégica.
Ao elaborar e praticar a sua resposta para a solicitação “Cite um problema que você resolveu em empregos anteriores e como agiu para solucioná-lo” mantenha o foco em transmitir confiança, competência e paixão por resolver problemas e gerar bons resultados.
Seu novo e melhor emprego está mais perto do que você imagina.
Boa sorte em sua próxima entrevista e um grande abraço! 🍀 🤗





